O Carnaval 2026 de Macaé foi oficialmente aberto nesta sexta-feira (13), com samba no pé, alegria contagiante, tradição cultural e um público pra lá de animado. Um dos locais da programação foi a Imbetiba, onde famílias, moradores da cidade e visitantes viveram momentos de pura celebração em uma atmosfera marcada por cores, elegância e o brilho característico da folia macaense, com baile de máscaras, batalha de confetes, cortejo de bonecos gigantes, o irreverente Bloco “Devolva Minha Tupperware” e apresentação especial da cantora Andrea Martins. A programação foi aberta pela Secretária de Cultura, Waleska Freire, que saudou o público e destacou que a agenda de Carnaval em Macaé foi pensada para contemplar todos os públicos. “Temos trio, blocos, cortejo de bois pintadinhos, bois itinerantes, maracatu, eventos na Imbetiba, na região serrana e no Solar dos Mellos, com noite especial voltada ao público LGBTQIAP+, com respeito à diversidade. Serão horários variados e muitas opções para crianças, jovens, adultos e a melhor idade. O prefeito Welberth Rezende primou por uma programação diversificada, que fomenta a economia criativa local e o turismo. O Carnaval em Macaé está oficialmente aberto, esta importante festa de celebração da cultura e patrimônio imaterial”, ressaltou.
A área da Imbetiba, próxima ao anfiteatro, recebeu o cortejo dos bonecos gigantes, que encantaram a plateia e transformaram o espaço em um verdadeiro espetáculo a céu aberto. Entre registros fotográficos e aplausos, os personagens desfilaram em meio à multidão, ampliando o clima lúdico e festivo da noite. O espaço também contou com o talento do tradicional Bloco do Benê, que trouxe o espírito dos antigos bailes carnavalescos por meio das marchinhas que atravessam gerações. Com fantasias cheias de brilho, paetês, glitter e criatividade, famílias e amigos celebraram o Carnaval em um ambiente de leveza e alegria coletiva. Entre elas estava a educadora Ana Aguiar. “Tudo aqui está lindo. A Imbetiba é um cenário perfeito para o Carnaval. Temos boas memórias e o clima aqui é leve e animado.”
Um dos grupos que chamou a atenção foi o Bloco “Devolva Minha Tupperware”, iniciativa do Programa Cidade da Melhor Idade, voltada para os idosos de Macaé. Cerca de 100 integrantes, com abadás estilizados e tupperwares nas mãos, mostraram que a folia também é espaço de inclusão, memória afetiva e autoestima. O bloco tem apresentações programadas na abertura do Carnaval da Alegria na Praia da Imbetiba, no Baile de Máscaras, no Bar do Coco e nos Cavaleiros, onde será organizada uma área especial para idosos na frente do palco, com direito a água e refrigerante. “Estamos conseguindo resgatar a autoestima das participantes e levar alegria e memória afetiva”, comentou a coordenadora Magali Machado.
Com muita disposição e entusiasmo, a aposentada Emilce Pinheiro destacou a emoção de participar do bloco. “Esta festa está maravilhosa. E o melhor é que terá mais dias”, comentou ao lado da integrante Lucila, que comemorou 90 anos no bloco.
Também na Imbetiba, o público recebeu materiais informativos, como leques com mensagens que reforçam que “Carnaval é festa. Respeito é regra”, destacando o compromisso permanente com a proteção das mulheres. A iniciativa integra a campanha “Não é Não”, voltada à prevenção e ao enfrentamento do assédio e da violência contra meninas e mulheres durante o período de folia.
Com brilho, talento e maestria, o Bloco do Benê abriu oficialmente o Carnaval de Macaé. Reconhecido pelos seus 17 anos de história e por ser uma das manifestações culturais mais queridas do Carnaval macaense, o grupo aqueceu o público com canções dos tradicionais bailes populares, através de marchinhas e clássicos da música brasileira carnavalesca, como “Cidade Maravilhosa”. O bloco conta com a atuação do produtor cultural e ator Aldebaran Bastos, responsável pelo projeto, cuja produção é assinada pela Gaia Arte e Entretenimento.
Andrea Martins: elegância, potência e ancestralidade em uma apresentação marcante
O ponto alto da noite foi a apresentação da cantora Andrea Martins, que trouxe charme, glamour e sofisticação ao palco da Imbetiba. Com carisma envolvente, voz potente e presença cênica marcante, a artista transformou o espaço em um verdadeiro espetáculo musical, conduzindo o público por uma atmosfera vibrante e cheia de emoção.
Vestida de vermelho, em um visual elegante que dialogava com a intensidade do samba, Andrea encantou a plateia com canções como “Eu Sou o Samba” e um repertório diversificado que celebrou a tradição e a força da música brasileira. Defensora do samba, da mulher sambista e da ancestralidade musical, a cantora fez questão de estabelecer uma conexão direta e afetiva com o público. “Muito feliz por estar na abertura do Carnaval da minha terra”, declarou.
Com agenda intensa durante o período da folia e pós-Carnaval, Andrea Martins é reconhecida por apresentações em diversas casas de shows do interior do estado e nos principais palcos que celebram o samba de raiz no Rio de Janeiro, como Rio Scenarium, Teatro Rival, Carioca da Gema, Cacique de Ramos, Batuq, Clube Renascença, Bar do Zeca e Beco do Rato.
Vale lembrar que a realização do Carnaval da Alegria é da Prefeitura de Macaé, com suporte da Secretaria Municipal de Cultura de Macaé e da Secretaria Municipal de Turismo de Macaé.
Programação do Bloco do Benê – Carnaval 2026
13 de fevereiro – Praia de Imbetiba – 19h (Abertura oficial)
14 de fevereiro – Cavaleiros – 20h
15 de fevereiro – Praia de Imbetiba – 20h
16 de fevereiro – Glicério – 20h
17 de fevereiro – Anfiteatro da Imbetiba – Matinê – 16h
Programação de sábado
Neste sábado (14), no trio elétrico, Glauco Zulo às 16h. Das 17h às 19h, cortejo cultural do Posto 1 até o Palco Cavaleiros, com a Charanga Lyra. Macaé Dance Folia no Palco Cavaleiros com Projetada e JJ James, das 19h às 22h. Baile do Benê das 20h à 1h. Nos intervalos, o DJ Felipe Tanus.
A matinê cultural no anfiteatro será das 16h às 19h, com Bob Zoom especial de Carnaval. Na Imbetiba, das 20h às 22h, banda Lyra dos Conspiradores e, das 22h à 1h, Bira Belo, com DJ Higor nos intervalos.
No Bar do Coco, das 20h às 22h, Grupo Gente da Gente e, das 22h à 1h, Grupo Biguá. Em Glicério, das 17h às 19h, Marco Beraldini; das 20h às 22h, Samba Resistência; e das 22h à meia-noite, Fred Pereira.
No Sana, das 16h às 19h, blocos tradicionais locais; das 20h às 22h, Maurício Gravitol; e das 22h à 0h, Xandão Tavares. Bois itinerantes às 9h no calçadão e, no Solar dos Mellos, das 18h às 22h, Alternative – Apoio.