NOTÍCIAS

Cláudio Castro é reeleito governador do RIO DE JANEIRO – Jornal Rio

Cláudio Castro (PL) foi reeleito neste domingo governador do Rio de Janeiro, no primeiro turno. O resultado foi garantido com 90% das urnas apuradas. O candidato do PSB, deputado federal Marcelo Freixo, terminou a disputa na segunda colocação, seguido pelo ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT).

Até a última semana antes do pleito, o cenário no estado em relação a um eventual segundo turno ainda estava indefinido. Embora as pesquisas de intenção de voto já mostrassem margem de cerca de 10 pontos percentuais para o atual governador em relação a Freixo, ainda não era certo se o mandatário conseguiria alcançar a vitória já na primeira volta.

A polarização reproduzida nas urnas e o baixo percentual dos outros candidatos na disputa, porém, contribuíram para que o pleito terminasse de maneira antecipada neste domingo.

Eleições no Rio

Reeleito governador do Rio por mais quatro anos, Castro herdou o Palácio Guanabara de Wilson Witzel (PMB), de quem foi eleito vice nas eleições de 2018. Witzel, no entanto, sofreu um processo de impeachment em 2021, o que levou Castro a assumir o cargo definitivamente.

Seu principal adversário, Freixo, tem atuação como deputado estadual e federal, e chegou a disputar o segundo turno pela prefeitura da capital fluminense em 2016, quando perdeu para o ex-mandatário Marcelo Crivella (Republicanos).

Na reta final da campanha deste ano, os esforços do parlamentar, com o apoio do ex-presidente Lula (PT), foram direcionados a conseguir levar a decisão para uma segunda volta contra Castro, porém sem sucesso.

Neves, por sua vez, tentou reduzir seu desconhecimento, um dos fatores que impediam o crescimento nas pesquisas. Para isso, contou com uma aliança com o prefeito da capital fluminense Eduardo Paes (PSD). Ainda assim, o candidato não conseguiu se viabilizar na disputa.

Relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *