NOTÍCIAS

Prefeitura do Rio promove curso para guias de turismo no Planetário – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Planetário do Rio tem curso para guia de turismo – Roberto Moreyra/SMTE

Mais de 500 guias de turismo estão inscritos no primeiro curso gratuito da Prefeitura do Rio para capacitar profissionais que irão atuar no maior planetário da América Latina. A ideia é apresentar noções de astronomia e incentivar a criação de roteiros turísticos voltados à ciência e à diversão.

Este primeiro curso será na próxima terça-feira (23/01), das 9h às 17h, na Rua Vice-Governador Rúbens Berardo 100, na Gávea. Os alunos receberão em breve a confirmação da inscrição por e-mail e devem se apresentar às 8h no Planetário. Após o treinamento, ganharão certificado de conclusão do curso.

– O objetivo é democratizar o acesso à astronomia, além de apresentar aos guias de turismo todas as atrações no Planetário. Às terças-feiras, as visitas ao Museu do Universo e as sessões de cúpula são gratuitas. E, no roteiro turístico dos guias, podem ser incluídas também outras atrações ligadas à ciência e à tecnologia na cidade – lembra o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

Idealizado pela equipe de astronomia do Planetário, o curso é dividido em dois módulos. Além de noções teóricas sobre astros e estrelas, os guias assistirão às sessões de cúpula, com filmes inclusive sobre o céu do Rio de Janeiro.

– O Planetário vem aumentando suas atividades, focando no fortalecimento do conhecimento da astronomia de um jeito criativo e lúdico. No primeiro Luau das Estrelas, no último dia 10, por exemplo, tivemos a participação de mais de 900 pessoas. E também já compramos novos telescópios para que os visitantes possam ver de perto estrelas, constelações e eclipses – explica Renan Uccelli, presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com o diretor de Astronomia da instituição, Leandro Guedes, no curso será apresentado o funcionamento de todas as áreas do Planetário, como o da nave-escola e o das duas cúpulas, e detalhadas as observações do céu realizadas semanalmente. E mais: como funcionam feiras e shows na nave da ciência e da diversão:

– Os participantes terão acesso a informações para enriquecer seu trabalho de guia, como a história da invenção dos planetários e da nossa instituição. Isso tudo acompanhado de boa dose de noções básicas de astronomia

Compartilhe

  • 17 de janeiro de 2024
  • Notícias

    17 de janeiro de 2024

    17 de janeiro de 2024

    17 de janeiro de 2024

    17 de janeiro de 2024

    17 de janeiro de 2024