NOTÍCIAS

Com a chegada de frente fria, Alerta Rio faz previsão de chuva e vento fortes para a capital – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Previsão de chuva para o Rio – Alexandre Macieira / Prefeitura do Rio

A aproximação de uma frente fria manterá o tempo instável na cidade do Rio de Janeiro a partir da madrugada desta sexta-feira (10/06), com previsão de chuva fraca a moderada, em pontos isolados, até o período da manhã. Já a partir da tarde, há possibilidade de pancadas de chuva moderada a forte, acompanhadas de ventos moderados (18,5 a 51,9 km/h) a fortes (de 52 km/h a 76 km/h), segundo o Sistema Alerta Rio, serviço municipal de meteorologia com sede no Centro de Operações Rio (COR).

O meteorologista chefe, Nilton Moraes, explica que os maiores acumulados de chuva são previstos entre a tarde de sexta e a madrugada de sábado (11/06):

 

– Nesse período, a chuva poderá ser pontualmente forte, mas há condições de chuva a qualquer momento desta sexta no Rio. No sábado, com a passagem da frente fria e o posterior transporte de umidade, a previsão é de chuva fraca a moderada durante a madrugada e manhã, passando a fraca a partir da tarde.

 

Os modelos numéricos de previsão do tempo estimam que chova 15 mm na sexta e 10 mm no sábado, média para toda a cidade. Em relação às temperaturas, a máxima desta sexta será de 26 graus e, a mínima, de 19 graus. Já no sábado, haverá acentuado declínio, com máxima prevista de 22 graus e, mínima, de 16 graus.

Entre domingo (12/06) e segunda-feira (13/06), o céu irá variar de nublado a parcialmente nublado e não há previsão de chuva. As temperaturas se manterão amenas e os ventos estarão moderados a fortes.

As atualizações da previsão do tempo podem ser acompanhadas em tempo real pelo twitter.com/operacoesrio e no aplicativo COR.Rio, disponível gratuitamente nas versões Android (bit.ly/appcor_android) e iOS (bit.ly/appcor_ios).

 

RECOMENDAÇÕES EM CASOS DE CHUVA FORTE/ALAGAMENTOS:

– Fique em local seguro e evite áreas alagadas;

– Se estiver dirigindo, redobre a atenção e mantenha os faróis acessos;

– Nunca force a passagem de carros em vias alagadas;

– Não caminhe pelas águas, pois há perigo de correnteza e de ferimentos com objetos, quedas em buracos sob a água, além de risco de doenças;

– Não fique próximo à beira de córregos e rios.

 

RECOMENDAÇÕES EM CASOS DE VENTOS FORTES:

O Centro de Operações Rio reforça, a seguir, as recomendações de segurança elaboradas pela Defesa Civil do Estado (Sedec-RJ) e pelo Corpo de Bombeiros do RJ diante da ocorrência de raios e rajadas de ventos fortes:

 

EM CASA:

– Feche portas e janelas;

– Feche também persianas e cortinas para evitar que estilhaços se espalhem caso alguma janela quebre;

– Feche o registro de gás;

– Evite deixar objetos em locais altos, pois podem cair;

– Se faltar luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.

 

NA RUA:

– Não se abrigue debaixo de árvores ou coberturas metálicas;

– Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente no mar;

– Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção;

– Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

– Cuidado! Caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida.

Compartilhe

  • 9 de junho de 2022
  • Notícias

    9 de junho de 2022

    9 de junho de 2022

    9 de junho de 2022

    9 de junho de 2022

    9 de junho de 2022

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *