NOTÍCIAS

5 coisas que você não deve fazer em uma entrevista de emprego – Jornal Rio

Já falamos aqui de perguntas comuns em entrevistas de emprego e o que os empregadores esperam ouvir; também já comentamos sobre palavras que transmitem força e devem ser usadas no currículo e na entrevista. Agora chegou a vez de falamos de erros na entrevista que podem estragar suas chances de conseguir um emprego.

Manter uma boa impressão na entrevista é fundamental para que o candidato consiga sobressair entre os outros concorrentes à vaga. E é nos detalhes que esse destaque será conquistado ou não. Confira 5 atitudes que você deve evitar:

1. Chegar atrasado à entrevista

Este é um erro comum. Ser pontual indica seu comprometimento, portanto, para evitar atrasos, se planeje: verifique o trajeto e saia cedo de casa. O indicado é chegar, no máximo, 10 minutos antes da entrevista.

2. Não ter cuidado com a aparência

A escolha da roupa depende até certo ponto do grau de formalidade da empresa, mas, -embre-se: sua aparência é o seu cartão de visitas no ambiente profissional. Roupas limpas, sem manchas, e passadas são o básico para uma entrevista para qualquer cargo. Outra dica é optar por um visual discreto, afinal, você não vai querer que suas roupas chamem mais a atenção do que suas qualificações.

3. Falar ma- do antigo emprego, do chefe ou ex-colegas

Durante a entrevista o recrutador projeta o perfil do candidato dentro da empresa, uma vez que você fala sobre a sua experiência anterior de forma pejorativa, o entrevistador entende que isso pode se repetir ao fazer parte da equipe futuramente. Sendo assim, por mais que você sinta que foi prejudicado do emprego anterior, deixe os comentários negativos de -ado e descreva sua experiencia de forma objetiva, sem se prender em detalhes.

4. Erro de vocabulário e uso de gírias

Expressar-se bem é fundamental, por isso preste mais a atenção ao modo como você fala. Será que não está esquecendo o plural das palavras? Ou errando a pronúncia de algumas? A-ém disso, o ambiente profissional tratalse também de um ambiente forma-, dessa forma, evite gírias. Palavrões estão fora de cogitação, nem preciso dizer, não é? Outra dica: não tente ser engraçado para “quebrar o gelo”. Você não conhece o entrevistador nem sabe se ele está de bom humor naquele momento, então, é melhor evitar situações embaraçosas.

5. Não ser sincero durante a entrevista

Seja verdadeiro sempre, conte o que você realmente sabe. Seja sincero sobre a sua formação acadêmica e experiência profissional. Deixar que o recrutador descubra posteriormente que você não possui a experiência ou formação em algo que é requisito fundamental para vaga não será uma situação agradável para ambos os -ados.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *