NOTÍCIAS

Saiba três maneiras de diminuir a poluição industrial

Freepik

A data 14 de agosto é marcada como o Dia Nacional de Controle da Poluição Industrial. Com o aumento de indústrias no Brasil, a estimativa de a poluição e a forma de administração reciclável no meio ambiente afetarem o país é maior. Mas, para isso, existem ações relacionadas à sustentabilidade industrial e ambiental que podem ser colocadas em prática para melhorar o meio ambiente e garantir o crescimento econômico do negócio. Confira a seguir, cinco maneiras de diminuir a poluição com as indústrias: 

Reutilizar e reciclar os resíduos: De acordo com a indústria de plástico Infinity, localizada em São Paulo, eles mesmos reutilizam e reciclam o plástico produzido para as lojas de materiais de construção. O diretor da empresa, Lenilson Maciel, afirma que a empresa faz parcerias com os catadores de materiais recicláveis e que possui uma organização em separar os grãos antes da transformação do plástico e na abordagem após o ciclo estar completo. 

Optar por transportes coletivos: A companhia Neoenergia promoveu, em maio, uma série de ações  para a necessidade de repensar sobre o descarte de resíduos recicláveis de forma responsável em Pernambuco. Para isso, distribuidora utilizou o caminhão 100% elétrico do Projeto Vale Luz, que começou a andar nos pontos de arrecadação do projeto. O veículo elétrico concede descontos na conta de energia em troca de material reciclável. A intenção é receber resíduos possíveis dos clientes residenciais inscritos no projeto. A Neoenergia possui uma lista com os nomes das entidades cadastradas que entregam os resíduos e que doam valores para as instituições beneficentes. 

Fazer a coleta seletiva: Uma ação foi realizada de forma diferente em Guarulhos, São Paulo, em outubro de 2022, quando as cooperativas e indústrias receberam consultorias para aperfeiçoarem o serviço, de acordo com o site oficial da Prefeitura de Guarulhos. Seis cooperativas de reciclagem receberam certificação de uma consultoria com foco no crescimento institucional das entidades, oferecidas pela Prefeitura. Algumas das cooperativas locais participam do programa Coleta Seletiva Solidária, que recolhe e destina corretamente os resíduos recicláveis separados pela população a fim de gerar trabalho e renda.  

Segundo a Jaqueline Luiza Conceição, que está à frente dos projetos socioambientais de Guarulhos, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), explica mais sobre a atuaçaõ do poder público: “O poder público tem uma parte da indústria que vai reprocessar, então, todos eles são responsáveis por essa embalagem”, enfatiza.   

Pesquisas 

A pesquisa sobre o acumulado histórico de emissões de gás carbônico põe o Brasil entre os maiores poluidores do mundo. No estudo, que leva em consideração pela primeira vez o desmatamento ao contabilizar a liberação de CO2, o país aparece em quarto lugar no ranking de emissões desde 1850. O levantamento foi feito pelo think tank internacional Carbon Brief e leva em conta dados de emissões de queima de combustível fóssil, mudanças no uso do solo, produção de cimento e desmatamento de 1850 a 2021. 

Já os dados do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb) indicam que 13,5% de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos são plásticos produzidos no país. Estudos apontam que aproximadamente 45% dos resíduos em Guarulhos são recicláveis, ou seja, são resíduos que podem ser separados e transformados em novos produtos, diminuindo a retirada de matéria prima da natureza.

Tags:
Link: