NOTÍCIAS

II Fórum Ilumina Zona Oeste debate desenvolvimento sustentável e economia criativa – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

O Fórum Ilumina Zona Oeste chega a sua segunda edição com a Lei do ISS de incentivo à cultura, do escopo da Secretaria Municipal de Cultura. O evento livre e gratuito está marcado para a terça-feira (28/11), das 8h às 18h, na Casa SerCidadão (Rua Fernanda 140, Santa Cruz). A segunda edição do Fórum Ilumina Oeste vai debater questões cruciais para o desenvolvimento sustentável do Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro e da Baía de Sepetiba, com a participação de artistas, produtores culturais, lideranças sociais,  empresas, pesquisadores e moradores da Zona Oeste do Rio, Itaguaí e Mangaratiba. O objetivo é determinar caminhos possíveis para impulsionar o crescimento dessa região por meio da arte, principalmente.

Nesta edição, o foco será a cultura como dispositivo fundamental para o desenvolvimento da região, abordando a aplicabilidade do conceito ASG (Ambiental, Social e Governança) na gestão da cadeia de suprimentos empresariais, na promoção da indústria criativa local, fortalecendo oportunidades de geração de renda. Além disso, o evento explora os percursos culturais, o mapa afetivo do Oeste Metropolitano e destaca o papel fundamental  das juventudes na comunicação comunitária, entre outros temas relevantes.

A partir desta temática, a programação já começa com o painel sobre “ASG e cadeia de suprimentos”, com a participação de Aline Pimenta (sócia e cofundadora da Oito Sustentabilidade), Izabel Loureiro (gestora de responsabilidade social da Via Rio) e Leonardo Silva (coordenador de Compras da FCC e um representante da Ternium).

Em seguida, o painel “O ir e vir pelo Oeste Metropolitano” explora trajetórias culturais, afetivas e de vida na região. Um dos cases será a produção literária de Jessé Andarilho, escritor de Antares e criador da Biblioteca Marginow. Este conta com mediação de Francisco Jorge (gestor de projetos da SerCidadão) e participação do artista Guilherme Kid, do geógrafo Henrique Silveira (também cofundador da Casa Fluminense e coordenador de Desenvolvimento Socioeconômico do Instituto Pereira Passos), da produtora e comunicadora Grasiela Cordeiro e de Claudina Oliveira (Encontrarte, instituição cultural que atua na Baixada Fluminense).

O tema da juventude nos processos de inovação comunicacional será abordado em um painel que contará com a participação de convidados como Ana Musa (PPG Informativo), Salvino Oliveira (Secretário Municipal da Juventude), Kawan Lopes (Conselheiro Municipal da Juventude pela Zona Oeste) e Rene Silva (Voz das Comunidades). Será abordado o caso da Alô Comunidade, da empresa Ternium.

Por fim, o painel “Narrativas Colaborativas: como dar mais visibilidade às histórias de vida real?” convida Alexandre Henderson e outros integrantes da equipe Expedição Rio. O bate-papo vai debater projetos da emissora TV Globo. A intenção é conhecer o público para criar narrativas mais reais e alinhadas com a sociedade. A Globo tem uma série de iniciativas, como o “Comunidade RJ” e  “Expedição Rio”.

Como não pode faltar atração cultural, Gabriel Américo, de Mangaratiba, traz um som ao evento. Para participar do evento, promovido pela rede criativa Ilumina Zona Oeste, é preciso somente realizar inscrição via .

Serviço:

II Fórum Ilumina ZO Terça-feira, 28/11, das 8h às 18h Casa SerCidadão – Rua Fernanda 140, Santa Cruz Grátis Livre Inscrições no  Programação em 

Compartilhe

  • 23 de novembro de 2023
  • Notícias

    23 de novembro de 2023

    23 de novembro de 2023

    23 de novembro de 2023

    23 de novembro de 2023

    23 de novembro de 2023