NOTÍCIAS

Janeiro Branco: servidores da Guarda Municipal participam de palestra de prevenção ao suicídio – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Servidores da Guarda Municipal participaram de palestra no Janeiro Branco – Prefeitura do Rio

A Guarda Municipal (GM-Rio), por meio da Coordenadoria de Valorização do Servidor (CVS), promoveu nesta quarta-feira (17/01) uma palestra sobre prevenção ao suicídio para guardas municipais, inspetores e gestores administrativos. O evento, que faz parte do Janeiro Branco, mês dedicado aos cuidados com a saúde mental, foi no auditório da Academia de Ensino e contou com a participação das equipes do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES).

Durante o encontro foi apresentado o Programa “Segurança que Previne”, que será oferecido por meio de ações educativas com o principal objetivo de conscientização e sensibilização de gestores sobre a necessidade de elaboração e implementação de uma política institucional de assistência à saúde mental dos agentes de segurança pública, com destaque à prevenção do adoecimento psíquico.

A palestra também ressaltou a capacitação de pessoal da GM-Rio para lidar com o tema, buscando a formação de multiplicadores, além da elaboração de um primeiro diagnóstico sobre a saúde mental dos agentes para mapear o estado emocional, mensurar o adoecimento psíquico e o risco de suicídio desses profissionais (baixo, médio e alto), providenciando o encaminhamento adequado.

Ainda nesse contexto, uma equipe multidisciplinar do Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSFPD) está fazendo atendimento especializado, entre os dias 16 e 19 deste mês, das 10h às 14h, em uma tenda no pátio da Instituição.

Essa foi a primeira atividade desde a assinatura do acordo da Instituição com o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ), em parceria com o Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e o Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSFPD), no dia 6 de novembro de 2023.

Para saber mais sobre o programa, clique .

Compartilhe

  • 17 de janeiro de 2024
  • Notícias

    17 de janeiro de 2024

    17 de janeiro de 2024

    17 de janeiro de 2024

    17 de janeiro de 2024

    17 de janeiro de 2024