NOTÍCIAS

Nova Iguaçu inicia formação da Guarda Municipal | Prefeitura de Nova Iguaçu

Nova Iguaçu deu mais um passo na segurança pública com a criação de sua Guarda Municipal, órgão da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEMSEG). Nesta terça-feira (20), 38 aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura iniciaram o curso de formação dos agentes, promovido pela Guarda Municipal do Rio de Janeiro. Outros 62 alunos vão iniciar o treinamento dentro de dois meses. A expectativa é que esta primeira turma da Guarda Municipal de Nova Iguaçu passe a atuar nas ruas da cidade até junho, e a segunda até setembro.

A aula inaugural foi realizada na Casa do Professor, sede da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). No entanto, pelos próximos três meses o curso será ministrado na Escola Municipal Monteiro Lobato e em algumas instituições, como na fábrica de armamento não letal da cidade. Ao todo, os alunos terão cerca de 20 disciplinas teóricas e práticas, que vão de aulas de direitos humanos a defesa pessoal, e que serão ministradas por instrutores da Academia de Ensino da Guarda Municipal do Rio.

“Serão mais de 450 horas em três meses. Após a formação, que será feita graças a um termo de cooperação com a Prefeitura do Rio, os alunos passarão por um período de estágio junto à Guarda Municipal de lá. Eles irão atuar em localidades com realidades semelhantes às de Nova Iguaçu, como Madureira, Santa Cruz, Campo Grande e Bangu, para que possam voltar devidamente preparados”, explica o secretário municipal de de Segurança Pública, o tenente coronel Fernando Bastos, que considera a Guarda Municipal como a “guardiã do município”.

Em Nova Iguaçu, a Guarda Municipal fará o patrulhamento das ruas, praças, prédios públicos e escolas municipais. Também será criado um grupamento de choque que poderá atuar em situações eventuais até a chegada da Polícia Militar, quando necessário. Por isso, os alunos passarão por treinamento para o uso correto de armamento não letal e químico.

“Nossos guardas estarão capacitados para utilizar, de maneira responsável, armas de choque, spray de pimenta e bastão”, garante o tenente coronel.

A criação da Guarda Municipal de Nova Iguaçu se tornou realidade após quase cinco anos de espera. O edital do concurso foi publicado em 2019 e a prova estava marcada para março de 2020. No entanto, a pandemia da Covid-19 fez com que o concurso fosse adiado, sendo realizado somente em 2022. Após a prova, os candidatos aprovados foram submetidos ao teste de aptidão física, exames médicos, psicológicos e pesquisa social. Em 2024, após a conclusão do curso de formação e do período de estágio, os agentes formarão a primeira equipe da Guarda Municipal de Nova Iguaçu.